Santiago de Cuba
Foi fundado em 1514 por Diego Velázquez de Cuéllar, obtendo o título de cidade de Carlos V em 1522. Do seu porto navegaram duas importantes expedições: no México (1518) e na Flórida (1538). Logo se tornou o principal centro de Cuba e foi substituído como a capital real da ilha de Havana em 1553.
Preserva vários vestígios da colonização ibérica, incluindo a catedral, vários edifícios administrativos e as residências dos governadores. Foi severamente danificado por dois terremotos, ocorridos em 1675 e em 1679.
Historicamente sempre desempenhou um papel central na vida política e militar da ilha e depois da nação; apesar de ter sido situado numa baía bastante bem protegida, era frequentemente alvo de ataques piratas e, por esse motivo, estava equipado com uma portaria equipada com fortificações, que hoje em dia se tornaram atracções turísticas.
O mais famoso deles é o Castelo de San Pedro de la Roca, uma fortaleza que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1997.
A baía de Santiago de Cuba foi palco de uma batalha naval durante a Guerra Hispano-Americana de 1898, também ao redor da cidade houve, na mesma guerra, a famosa Charge of the Rough Riders à colina de San Juan em que a futuro presidente dos EUA Theodore Roosevelt.
Mais recentemente, em 1953, foi a cidade de onde se irradiou a revolução cubana que, derrubada do regime de Fulgencio Batista, levou Fidel Castro ao poder.
É particularmente famosa por sua vivacidade cultural, particularmente em termos de música, já que hospeda mais de um festival de música cubana. Sua importância neste campo é evidenciada pelo fato de que se acredita ser Santiago de Cuba o berço de gêneros musicais como o filho e o bolero latino-americano; essa criatividade parece ser devida ao forte componente afro-americano da população.
E 'a segunda das principais cidades de Cuba e se orgulha de seus heróis revolucionários, belas praças e tradição musical vibrante. A sua proximidade à Jamaica e outras ilhas tropicais, infundiu um espírito distintamente Caribe, que pode ser visto na arte e arquitetura, para ouvir a música, e vivendo em suas festas exuberantes - incluindo o "Fiesta del Fuego", o Festival del Caribe e o famoso Carnaval.
A cidade apresenta uma variedade eclética de influências arquitetônicas, a partir do majestoso Castelo de El Morro, um Património Mundial da UNESCO, continuando com a bela casa colonial no centro histórico de Parque Céspendes e terminando com o glorioso Basílica de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre, o lugar mais sagrado de peregrinação em Cuba.
Apenas leste de Santiago encontra-se a encantadora e selvagem Baconao Reserva da Biosfera, reconhecida pela UNESCO, com suas plantações de café de idade, enquanto os picos mais altos das montanhas de Sierra Maestra subir para o oeste.
Tome uma viagem ao longo da costa coberto por estes picos majestosos que oferecem cenários de beleza incomparável. Em águas adjacentes, os restos de naufrágios de navios de guerra que datam do conflito entre Espanha, Cuba e os Estados Unidos, são uma grande atração para mergulhadores e praticantes de snorkel.
Estamos esperando por você em Santiago de Cuba!